quarta-feira, 2 de março de 2011

Pais irresponsáveis

Quando as crianças têm febre, são rapidamente levadas ao médico, se tentam subir em um banco e se debruçam em uma janela, são imediatamente repreendidas, então porque razão os pais são tão negligentes quando se trata do aspecto mais crítico da segurança dos seus filhos? Carregar os filhos sem qualquer proteção em automóveis e em muitos casos no banco da frente é totalmente irresponsável e criminoso.

Quando se trata das minhas filhas, a questão pra mim é ainda pior.

O CTB no seu artigo 64 e na resolução nº 15/98, regulamentam o correto transporte de crianças menores de 10 anos. O CTB proíbe o transporte de crianças com idade inferior a 10 anos no banco da frente, exceto se o veículo não dispuser de banco na retaguarda ou se o número de passageiros menores de 10 anos no banco traseiro exceder o número permitido, assim o de maior estatura poderá seguir na frente, obedecendo as disposições do Código. Além de transportados nos bancos traseiros devem usar individualmente o cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente.

Quem infringir o acima exposto é sancionado com o Art. 168: Transportar crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas neste Código. A infração é gravíssima, penalizado com multa e retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada, como medida administrativa.
(Portal do Trânsito)

Para estes casos relatados, faz-se necessário a intervenção da justiça, somente esta poderá estabelecer limites a "pais irresponsáveis" e estabelecer seus deveres e obrigações.

Não consigo imaginar que certos pais possam ser tão irresponsáveis a ponto de colocarem em risco a vida de seus filhos.

Um comentário: